A Geração X…

Estava eu outro dia no Blog do Velho e deparei-me com uma queixa dele em relação ao conteúdo postado pelos frequentadores de seu Site. Ele reclamava do uso de linguagem chula como por exemplo: ” ixcrevê axim”.  Eu prontamente apoiei esta decisão que além de preservar o excelente conteúdo de seu blog, busca equacionar os relacionamentos entre os frequentadores.

Eu fiquei pensando logo depois sobre o que leva as pessoas a escreverem desta forma. A primeira e mais importante é: ” exclusão digital”. Tá, mas se nós pararmos para pensar, o problema não está na má utilização dos recursos digitais, mas sim falta de educação e cultura do povo! Tem muito texto palhaçada que atribui o fato de as pessoas falarem errado na internet na ‘exclusão digital das massas menos favorecidas”. TEXTOS INÚTEIS.

Eu vou mais além, as pessoas no ambiente de trabalho estão escrevendo errado! constantemente eu recebo emails ou mensagens no Instant Messenger corporativo com textos de frases cabulosas. ” impriemir” , ” saldade” , ” xave” ; e por ai vai! Eu procuro ser educado, da melhor forma possível mas isso me encomoda demais.

Educação se aprende em casa e na escola. Fatores que favorecem a esta deturpação moral da escrita: Influência de outros idiomas e culturas; Falta de lições de casa; Falta de um sistema educacional mais eficiente.

Vou falar um pouco mais detalhado sobre dois destes tópicos:  Falta de lição de casa e sobre o sistema educacional.

Quando eu era pequeno, me lembro que tinha que ficar com um caderno de deveres e de caligrafia que deveriam constantemente estarem sendo preenchidos e entregue para uma avaliação da professora semanalmente. Não vejo mais isso nas escolas! Professora manda dever de casa, os alunos já reclamam ” Ah não vem com essa!”. Escreve bem quem tem prática! já dizia minha professora de Comunicação escrita na Faculdade. É FATO! As crianças não têm mais o hábito de escrever, de praticar caligrafia. Não possuem mais o hábito da leitura, que enriquece o vocabulário. Ai entramos no segundo ponto importante:  Sistema Educacional.

É fato que muito tem sido feito para melhorar a qualidade do ensino no Brasil, mas falta muita coisa meus amigos! Construção de instalações condizentes com um recinto educacional; Elaboração de materiais de ensino e metodologias eficazes; Disseminação de Esportes e por fim maior capacitação dos profissionais da educação. Não é algo de outro mundo, e também não dói em ninguém. Basta fazer! o Brasil tem um potencial enorme, mas que muitas vezes está em casa jogando playstation ou algum outro equipamento de jogos do gênero. Não se vê mais crianças soltando pipa, brincando com peão, xadrez, amarelinha, pega-pega, pique-esconde….

A liberdade se contrói com Educação.

 

 

Saludos a todos!

Deixe uma resposta

