Haiti.

Bom, gostaria de falar um pouco sobre o Haiti neste espaço que tenho para expor minhas idéias e pensamentos. Nada do que acontece lá é novidade, somente o fato de um terremoto ter adiantado o processo de destruição das precárias instalações no qual aqueles seres humanos habitavam.

Primeiro precisamos entender o que é o Haiti: Foi um local no qual os escravos libertados da América do Norte, se refugiaram. Entre muitos outros fatores e muitos outros acontecimentos, permaneceram ali sem Lei, sem governo, sem saúde e sem perspectiva de vida.

Eram como bastardos renegados, que não tinham como retornar para sua terra natal, e não tinham mais condições de permanecer no local no qual foram obrigados a trabalhar contra a própria vontade.

Por anos viviam com um salário mínimo de 30 reais,  sem sistema de saúde ou um sistema de educação básico.  Ninguém nunca se importou com aquele lugar. Sempre se ouviu falar das disputas entre facções e do crime organizado. Sem dizer no rapto de crianças que eram vendidas para Europa. Alguém enviou donativos? Alguém fez jogos beneficientes para ajudar o Haiti a melhorar? Não.

Agora, claro, um bom momento para se aparecer e para mostrar o que tem. Todo mundo agora é solidário, todo mundo se importa em adotar uma criança Haitiana. ” Tá na moda”.

Então, acho que primeiramente, antes de ter o senso de humanidade e caridade as pessoas precisam ter o senso de vergonha na cara. Senso de dignidade e de saber que as coisas nessa vida não servem para nossa auto-promoção.

Eu me senti muito mal quando fiquei sabendo disso tudo, mas sei que tudo tem um propósito nessa vida e foi a forma de Deus acabar com toda aquela maldade que aqui ninguém dava jeito. E enfim foi a forma de ele mostrar ao mundo que aquele pedaço de terra existe, e precisa de ajuda.

Espero que o mundo aprenda a ser solidário, e não mais exibicionista. Solidário se é em todos os momentos, não só nos momentos críticos.

1 comentário

  1. De fato há muita ajuda social exibicionista e de fato as coisas que aconteceram com o Haiti precipitaram uma atitude maior por parte das Nações. O Brasil estava desempenhando um papel importante antes e não foi por mero exibicionismo.
    Creio que as tragédias suscitam no ser humano atitudes nobres e é o que temos visto. Como também nestas horas aparecem os “abutres”. Mais entre um e outro, pesará mais as atitudes boas. O volume de dinheiro que o Haiti está recebendo é gigantesco, mas e depois? É preciso haver um trabalho conjunto das nações organizado para uma reconstrução eficiente desta nação.
    I

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s